MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA

APRESENTAÇÃO

“Somos responsáveis por nossas condutas, elas refletem diretamente em nossa vida profissional. Precisamos ser éticos e constantemente honestos”

A Comerciagro através deste Código de Conduta, vem reafirmar seu compromisso com a gestão responsável social, sustentável e ao meio ambiente, zelando dos valores éticos e morais, com a finalidade de manter
uma postura compatível com as ações, reforçando o bom relacionamento com seus colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, sindicatos e sociedade em geral.

Por isso, é muito importante que cada um de nós tenhamos o dever de trabalhar de forma responsável e ética, de acordo com esse manual, para que desenvolvemos confiança perante todas aqueles em que nos relacionamos, independentemente de onde estejamos e de qual seja a nossa função.

OBJETIVO

O objetivo do presente Código de Conduta é zelar pelos valores da Comerciagro, estabelecendo princípios éticos, comportamentais e norma de conduta afim de estimular, orientar o bom comportamento das relações internas e externas dos colaboradores em suas atribuições. Com intuito de proibir retaliação de qualquer natureza, evitar conflitos de interesse, assegurar confidencialidade nos negócios.

Dentre elas a honestidade, integridade, lealdade, respeito, empatia, dignidade, transparência, foco nos clientes e ser comprometido em tudo o que for fazer.

DIRETRIZES

“Somos responsáveis por nossas condutas, elas refletem diretamente em nossa vida
profissional. Precisamos ser éticos e constantemente honestos”

ATUAÇÃO

A Comerciagro através deste Código de Conduta, vem reafirmar seu compromisso com a gestão responsável social, sustentável e ao meio ambiente, zelando dos valores éticos e morais, com a finalidade de manter uma postura compatível com as ações, reforçando o bom relacionamento com seus colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, sindicatos e sociedade em geral. 

Por isso, é muito importante que cada um de nós tenhamos o dever de trabalhar de forma responsável e ética, de acordo com esse manual, para que desenvolvemos confiança perante todas aqueles em que nos relacionamos, independentemente de onde estejamos e de qual seja a nossa função. 

O objetivo do presente Código de Conduta é zelar pelos valores da Comerciagro, estabelecendo princípios éticos, comportamentais e norma de conduta afim de estimular, orientar o bom comportamento das relações internas e externas dos colaboradores em suas atribuições. Com intuito de proibir retaliação de qualquer natureza, evitar conflitos de interesse, assegurar confidencialidade nos negócios. 

Dentre elas a honestidade, integridade, lealdade, respeito, empatia, dignidade, transparência, foco nos clientes e ser comprometido em tudo o que for fazer.

MISSÃO

I. Ser referência no ramo do Agro em compra e venda de produtos, Farelo de Soja, Milho, Soja, Casca de Soja Poletizada e Óleo Degomado, afim de reduzir custos e aumentar a rentabilidade. 

II. Disponibilizar aos seus clientes serviços adequados e produtos de qualidade com preços compatíveis ao mercado, fidelizando seus clientes e criando relações prosperas e duradouras. 

III. Respeitar os colaboradores de forma continua e em igualdade, viabilizando o crescimento pessoal e profissional, afim de fortalecer o conhecimento acumulado.

VISÃO

I. Ética, honestidade, respeito e empatia; 

II. Equidade, igualdade e valorização ao ser humano; 

III. Responsabilidade e zelo nas negociações; 

IV. Qualidade nos produtos; 

Para a Comerciagro a Ética, honestidade, respeito e empatia é a base de toda e qualquer relação, é aceitar as diferenças e ver o outro como igual para viver em harmonia. Respeitar as pessoas independente de cargo, posição social, raça ou gênero. 

A Equidade, igualdade e valorização ao ser humano é o reconhecimento que não somos todos iguais, sendo necessário ajustar o desequilíbrio tendo regra dos direitos e deveres para todos que nela atuam, valorizando ao próximo cada um com suas peculiaridades.

A Comerciagro trabalha com responsabilidade e zelo sobre quaisquer negociação e contratação, sempre respeitando as normas e leis vigentes utilizando sempre produtos de qualidade para melhor atender seus parceiros. Além de que tem total responsabilidade com seus colaboradores.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Comercigaro utiliza-se de informações de Pessoas Naturais, doravante denominados simplesmente dados pessoais, afim de promover suas atividades tanto com clientes, fornecedores, colaboradores e toda a sociedade de forma segura e ética. A Comerciagro não comercializa dados pessoais, atendendo integralmente as legislações e regulamentos aplicáveis, incluindo as normativas de proteção de dados pessoais.

INTEGRIDADE

A Comerciagro valoriza a conduta íntegra e leal ao agir com seus colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, sindicatos e sociedade em geral pautada pelo comprometimento com suas atividades, e espera que cada um discipline suas ações com base na lei, orientando-se pela ética no desempenho de suas atribuições e defendendo, como compromisso profissional e moral, os objetivos, diretrizes e legítimos interesses da empresa São condutas recomendadas da integridade: I. Estar comprometido com a missão, a visão e os valores da Comerciagro, como verdadeiro agente modificador, na busca da excelência;

DO ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO

A Comerciagro em consonância com os aspectos de ética, integridade e transparência não permite e nem tolera assédio e discriminação. 

São condutas recomendadas para atendimento do requisito de assédio e discriminação: 

I. Manter um ambiente de trabalho em que todos sintam-se bem-vindos e que seja livre de assédio, discriminação, ou outra conduta imprópria; 

II. Comportar com cortesia e consideração ao interagir com os colaboradores, sociedade, entidades, clientes, consumidores, concorrentes, fornecedores, parceiros de negócios; 

III. Não praticar a discriminação com base em religião, raça, cultura, nacionalidade, classe, social, idade ou características físicas; 

IV. Oferecer oportunidades iguais a todos os indivíduos qualificados nas práticas de contratação e promoção. 

V. Tratar todos os funcionários de forma equitativa e justa com relação às suas diferenças; 

VI. Não permitir o abuso de qualquer cargo privilegiado para solicitar favores ou serviços pessoais a funcionários, nem abusar do poder ou autoridade que possa resultar em ações de conflito com leis e regulamentos existentes; 

VII. Não permitir a invasão da vida privada de pessoas, seja no local de trabalho ou fora dele. 

VIII. Usar trage adequado ao bom andamento dos serviços e funcionamento da empresa, não utilizando roupas curtas, decotadas e transparente sempre usando o bom senso.

O Código de Ética e Conduta foi desenvolvido pela Comerciagro e é de obrigação de todos seus funcionários conhecer e aplicar seu conteúdo no dia a dia das relações de trabalho. Da mesma forma, devem conhecer e seguir todas as normas e procedimentos da empresa, visando manter a coerência de suas ações e processos em todas as atividades que envolvem a empresa. 

A Comerciagro está aberta a sugestões e ideias que venham a gerar mudanças coerentes neste Código de Ética. Caso tenha conhecimento de prática de ato que não esteja balizado nos princípios e políticas indicadas neste Manual Administrativo e que não seja conduta admissível do ponto de vista moral, social e legal, configurando crime de qualquer natureza, principalmente, corrupção em todas suas formas, inclusive extorsão e propina, faça denúncia anônima através do nosso site.

INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PROTEÇÃO DE DADOS

A Comerciagro e os Integrantes têm acesso a Informações Confidenciais que devem ser tratadas com sigilo. Informações Confidenciais somente poderão ser fornecidas em resposta a pedidos legítimos de autoridades governamentais pelo Departamento Jurídico, após terem sido tomadas as medidas adequadas à proteção de sua confidencialidade. 

O uso de Informações Confidenciais, de forma desautorizada, para proveito pessoal ou de Terceiros é ilegal, podendo, inclusive, desencadear a aplicação de sanções na esfera penal, cível e trabalhista (ex. a demissão por justa causa), conforme previsto na Seção 8 deste Código. 

A Comerciagro tem como política a proteção dos dados pessoais de seus Integrantes (atuais e antigos), clientes, fornecedores, prestadores de serviço e demais pessoas envolvidas em seus negócios. Por sua vez, a Comerciagro se reserva o direito de monitorar e acessar as informações geradas, por seus Integrantes e Terceiros, nos equipamentos e servidores da Companhia, com o objetivo de impedir práticas ilícitas como concorrência desleal, divulgação de segredos industriais, quebra de sigilo e confidencialidade, entre outras condutas que violem o presente Código e demais políticas da Comerciagro. 

7.1. Divulgação de informações em redes sociais 

Os colaboradores da Comerciagro devem agir com consciência e atenção quando divulgarem informações em redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, WhatsApp, etc.) acerca do seu dia a dia de trabalho. 

A veiculação, em redes sociais, de Informações Confidenciais e que possam gerar algum prejuízo aos negócios e reputação da Comerciagro, configura infração a este Código, ensejando a aplicação de sanções aos responsáveis, conforme previsto na Seção 8 deste Código. 

7.2. Proibição de abuso de informação privilegiada 

É proibida a utilização ou retransmissão de informações privilegiadas, Informações privilegiadas são aquelas que ainda não foram divulgadas publicamente ao mercado e que viabilizaram impactar e influenciar o valor de um determinado instrumento financeiro. 

A divulgação de informações privilegiadas a Terceiros e a negociação de valores mobiliários com base nestas informações, são puníveis civil e criminalmente e sujeitam o infrator a penalidades internas da companhia conforme código de ética, nos termos da Seção 8 deste Código.

APURAÇÃO DE VIOLAÇÕES E MEDIDAS DISCIPLINARES

As investigações a respeito de denúncias apresentadas e de potenciais irregularidades ou violações ao presente Código serão realizadas por equipe independente e habilitada e, sempre que possível e necessário, com o apoio de agentes externos. 

Denúncias ou investigações em que membros da diretoria e membros da Área de Compliance estejam envolvidos, serão encaminhadas a uma empresa independente terceirizada, com a devida justificativa para a instauração da investigação e plano de investigação e, quando possível, as fontes de informação. 

A Área de Compliance ou a empresa independente terceirizada, conforme o caso, avaliará a gravidade da suposta violação ou irregularidade e, conforme o caso, poderá formar uma comissão específica de investigação para apurar potenciais desvios a este Código. Caso sejam apuradas violações ao disposto neste Código ou nas políticas da Comerciagro, o responsável pela conduta será penalizado por meio de medidas disciplinares apropriadas e proporcionais. 

Todos têm o dever de relatar infrações ou violações a este Código, zelando pela boa conduta de Integrantes e Terceiros em geral. 

Denúncias de violação serão prontamente apuradas e podem resultar em responsabilidade administrativa, criminal ou civil para os envolvidos, além da aplicação de medidas disciplinares pela Comerciagro. Neste sentido, os Integrantes e Terceiros que descumprirem ou não observarem essas disposições, estão sujeitos às seguintes medidas disciplinares aplicadas pela Comerciagro, levando-se em consideração a gravidade das condutas e eventual reincidência: 

• Advertência oral; 

• Advertência escrita; 

• Suspensão de até 30 (trinta) dias corridos, quando aplicável; 

• Rompimento do vínculo existente entre a Comerciagro e o infrator. 

Sem prejuízo das medidas disciplinares estabelecidas acima, as recomendações feitas com base na investigação interna poderão incluir, ainda, a: 

(I) Cessação completa das atividades objeto da investigação,

(II) Comunicação espontânea dos fatos às autoridades competentes para eventual responsabilização civil, administrativa ou criminal, 

(III) Coleta de dados e informações para subsidiar uma eventual colaboração com a Administração Pública. Infrações à Legislação Anticorrupção são consideradas de natureza gravíssima, adotando-se política de tolerância zero. Atos de corrupção que restarem comprovados serão punidos com o desligamento do Integrante e/ou rompimento da relação com o Terceiro. 

(IV) As demais infrações são analisadas caso a caso. As penalidades são aplicadas de forma proporcional ao tipo de violação e ao nível de responsabilidade dos envolvidos. 

Cabe ao Comitê de Auditoria, com o auxílio da Área de Compliance, analisar as medidas que serão adotadas, as quais deverão ser justas e compatíveis com direitos trabalhistas, observando-se ainda o disposto neste Código e no Protocolo de Investigação. 

Quando verificado potencial obstrução às investigações de irregularidades, poderão também ser adotadas medidas cautelares, com o afastamento temporário de Integrantes que possam atrapalhar ou influenciar.

Se, em decorrência de investigações internas ou externas que resultem em medidas disciplinares para os Integrantes ou Terceiros, verificar-se a necessidade de envolvimento de autoridades públicas para correção das infrações verificadas, o Comitê de Auditoria levará tal recomendação ao Conselho de Administração para a tomada de decisão neste sentido, bem como avaliação de todos os elementos atinentes a tal procedimento. 

Em todos os casos o Integrante poderá se defender de quaisquer imputações, assegurado o seu direito do contraditório e ampla defesa o adequado transcurso da investigação. A Área de Compliance ou a empresa inde As medidas disciplinares aqui previstas são igualmente aplicáveis a todos os Integrantes (sem distinção de cargo ou nível hierárquico), bem como a Terceiros.

Sumário

COMMODITIES

MOEDAS