O agronegócio é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e movimenta milhões de reais todos os anos.
Mesmo sendo um mercado considerado tradicional e conservador, cada vez mais os empresários envolvidos com a agricultura e a pecuária percebem a necessidade de modernização. Isto permite que se mantenham competitivos e atendam às exigências dos consumidores.
Esse cenário faz com que surjam diversas oportunidades para quem deseja empreender no setor. Se este é o seu caso, neste post mostraremos por onde começar.
- Escolha por afinidade:
Existem dezenas de segmentos que você pode escolher para começar a empreender.
Os critérios que devem direcionar sua decisão precisam combinar o seu conhecimento técnico e a afinidade pelas atividades desenvolvidas pela sua futura empresa.
Assim, você terá mais segurança e motivação para enfrentar os desafios e vencê-los. - Pesquise o mercado:
Escolher o foco ou o propósito do seu empreendimento, frente a tantas opções, pode ser extremamente desafiador.
Por isso, você deve realizar uma pesquisa de mercado para coletar dados e informações que embasem sua decisão. - Converse com quem entende:
Outra ação importante que você pode tomar, antes de empreender no agronegócio, é conversar com quem já atua nesse setor.
Procure por profissionais que trabalham em empresas do ramo. E também por empreendedores que já tenham experiência prática
no mesmo segmento no qual você deseja empreender.
Tente extrair deles tudo o que fizeram para enfrentar as incertezas e vencer as maiores dificuldades. Veja também como é a rotina do negócio. - Invista em pequenas propriedades
Nem só de grandes plantações vive o agronegócio. Por exemplo, nos últimos anos, o governo federal criou diversos programas para auxiliar pequenos e médios
produtores rurais. Assim, ajudando a se modernizarem e aumentarem suas produções. Portanto, se você tem uma pequena propriedade ou pensa em adquirir uma,
existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas.
O consumidor final é sempre a engrenagem mais importante do agronegócio. Avalie o que é consumido na região onde pretende atuar. E também quais são as expectativas do mercado em relação aos produtos ofertados.