Aveia – você sabia?

  • Post category:você sabia?

A aveia tem um papel importânte no sistema de produção de grãos no sul do Brasil, como é uma planta especial no sistema de rotação de cultura adotado pelos agricultores, a aveia é cultivada como uma excelente forrageira disponibilizando trato para os animais nas épocas de menor oferecimento de pastagens naturais, como cobertura de solo evitando as perdas causadas pelas chuvas, como silagem para alimentação de bovinos de leite, especialmente para pequenos produtores e como produtora de grãos de qualidade superior tanto para alimentação humana como animal.

A aveia é um cereal de inverno assim como o trigo e a cevada, mas diferentes desses outros, é uma planta mais rústica, apresentando maior resistência a doenças e pragas. Outro ponto positivo é sua tolerância aos solos ácidos e pouco férteis, o que tem contribuído para o aumento da área plantada para cobertura, grãos e forragem no período de inverno.

Aveia é um grão rico em fibras, presente na dieta da grande maioria das pessoas e tem a função de nos dar saciedade, manter o intestino em ordem, nos da imunidade, além de fazer bem para a pele.

Portanto, a aveia é uma planta extremamente versátil que pode ser utilizada desde a produção de grão, forragem e cultura de cobertura. Seu uso estratégico ajuda a garantir a força do agro brasileiro.

Deixe uma resposta