A tecnologia facilita o dia a dia e contribui para o aumento da produtividade, motivando produtores rurais a investirem cada vez mais em produtos, serviços e máquinas agrícolas que tenham soluções agregadas que gerem aumento da produção, melhoria da renda e qualidade de vida.
Vejamos como a tecnologia no agronegócio pode ajudar a aumentar a produtividade no campo e ainda evitar desperdícios e custos elevados. Acompanhe!
– PARA O CONTROLE DE VÁRIAS PROPRIEDADES
A utilização da tecnologia no agronegócio é a grande aposta para alavancar a produtividade e ainda operar de forma sustentável.
Isso porque otimizar processos evita contratempos e dá base para o planejamento das ações na execução das tarefas diárias.
Com o controle de várias propriedades por meio de um software, é possível reduzir custos de processos, gerar maior produtividade e ter mais tempo livre para o produtor, contribuindo para a lucratividade e a redução de desperdícios de produção.
– PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS
Com o uso da tecnologia, é possível implementar ferramentas que otimizem o tempo e reduzam os riscos e os erros que impactam as finanças — em relação, inclusive, ao meio ambiente.
Com a tecnologia, é possível ter mais controle das safras, o que reduz as perdas no campo. Internet das coisas, inteligência artificial e até mesmo computação cognitiva vêm adaptando a estrutura para tornar a produção mais sustentável e fortalecer a competitividade no mercado.
– PARA A MELHORIA DO CONTROLE DE INSUMOS
O uso da tecnologia possibilita um melhor conhecimento do produtor quanto ao seu campo de produção. Isso significa que softwares permitem conhecer com precisão a capacidade para a distribuição de insumos, de forma a uniformizar a produtividade e, assim, corrigir imprevistos que gerem problemas no campo ou, por exemplo, na colheita.
Utilizando a tecnologia adequada, é possível aplicar insumos no local correto, no momento adequado e nas quantidades necessárias, reduzindo as chances de faltar matéria-prima ou outros insumos.
– PARA A REDUÇÃO DE RISCOS
Gerenciar as horas efetivamente trabalhadas ou mesmo manter um controle das tarefas planejadas não são atividades tão simples quanto parecem.
O uso do apontamento eletrônico é uma excelente alternativa para gestores que querem acompanhar de perto a produtividade, mantendo a previsão dos custos iniciais e cumprindo o cronograma definido previamente.
As ferramentas tecnológicas têm facilitado o dia a dia de quem trabalha no campo — e o apontamento eletrônico tem sido uma solução viável.
Por meio de um software instalado em um smartphone, é possível coletar instantaneamente os dados e os detalhes da produção e enviá-los automaticamente ao sistema.
Isso possibilita o acompanhamento dos dados de produção, dos prazos, dos orçamentos e das demais informações relevantes para a tomada de decisão.