COMO A TECNOLOGIA PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO CAMPO?

  • Post category:Agronegócio

A tecnologia facilita o dia a dia e contribui para o aumento da produtividade, motivando produtores rurais a investirem cada vez mais em produtos, serviços e máquinas agrícolas que tenham soluções agregadas que gerem aumento da produção, melhoria da renda e qualidade de vida.

Vejamos como a tecnologia no agronegócio pode ajudar a aumentar a produtividade no campo e ainda evitar desperdícios e custos elevados. Acompanhe!

– PARA O CONTROLE DE VÁRIAS PROPRIEDADES

A utilização da tecnologia no agronegócio é a grande aposta para alavancar a produtividade e ainda operar de forma sustentável. 

Isso porque otimizar processos evita contratempos e dá base para o planejamento das ações na execução das tarefas diárias.

Com o controle de várias propriedades por meio de um software, é possível reduzir custos de processos, gerar maior produtividade e ter mais tempo livre para o produtor, contribuindo para a lucratividade e a redução de desperdícios de produção.

– PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS

Com o uso da tecnologia, é possível implementar ferramentas que otimizem o tempo e reduzam os riscos e os erros que impactam as finanças — em relação, inclusive, ao meio ambiente.

Com a tecnologia, é possível ter mais controle das safras, o que reduz as perdas no campo. Internet das coisas, inteligência artificial e até mesmo computação cognitiva vêm adaptando a estrutura para tornar a produção mais sustentável e fortalecer a competitividade no mercado.

– PARA A MELHORIA DO CONTROLE DE INSUMOS

O uso da tecnologia possibilita um melhor conhecimento do produtor quanto ao seu campo de produção. Isso significa que softwares permitem conhecer com precisão a capacidade para a distribuição de insumos, de forma a uniformizar a produtividade e, assim, corrigir imprevistos que gerem problemas no campo ou, por exemplo, na colheita.

Utilizando a tecnologia adequada, é possível aplicar insumos no local correto, no momento adequado e nas quantidades necessárias, reduzindo as chances de faltar matéria-prima ou outros insumos.

– PARA A REDUÇÃO DE RISCOS

Gerenciar as horas efetivamente trabalhadas ou mesmo manter um controle das tarefas planejadas não são atividades tão simples quanto parecem.

O uso do apontamento eletrônico é uma excelente alternativa para gestores que querem acompanhar de perto a produtividade, mantendo a previsão dos custos iniciais e cumprindo o cronograma definido previamente.

As ferramentas tecnológicas têm facilitado o dia a dia de quem trabalha no campo — e o apontamento eletrônico tem sido uma solução viável.

Por meio de um software instalado em um smartphone, é possível coletar instantaneamente os dados e os detalhes da produção e enviá-los automaticamente ao sistema. 

Isso possibilita o acompanhamento dos dados de produção, dos prazos, dos orçamentos e das demais informações relevantes para a tomada de decisão.

Fonte

Deixe uma resposta