Como o frio influencia a agricultura?

Manchas foliares

O frio é essencial as culturas de inverno. Aveia, cevada e o trigo conseguem aguentar temperaturas mais baixas. No inverno, a recuperação de queima das plantas é muito mais rápida do que em temperaturas mais altas. Outro benefício do frio é baixa propagação de doenças fúngicas, como por exemplo, manchas foliares, oídio e ferrugem.

É importante enfatizar que o frio precisa vir em doses certas, não só o frio, mas também o calor deve vir em doses certas, de acordo com o estágio fenológico da cultura, para assegurar um bom desenvolvimento produtivo das plantas.

Frio deve vir em dose certa

Para termos produções de trigo, frutas, cevada e aveia boas, precisamos ter frio de qualidade e quantidade ideal, dentro de cada ciclo e fase de desenvolvimento de cada cultura.

O planejamento do plantio deve fazer parte dos cálculos dos agricultores, pois devem se antecipar a eventuais fatores externos que venham a destruir o que vem sendo plantado. O ideia é fazer um manejo das culturas de acordo com as condições climáticas favoráveis.

Deixe uma resposta