Inoculantes, saiba o que é

  • Post category:você sabia?

Você já ouviu falar dos Inoculantes?

Inoculante é um insumo biológico com microrganismos capazes de desempenhar atividades benéficas e necessárias para o desenvolvimento das plantas.
Contém bactérias que são responsáveis pela formação de nódulos nas raízes das plantas e é desenvolvido e produzido em conformidade com protocolos
estipulados pela Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola.

São produtos compostos por microrganismos que contribuem para o desenvolvimento das plantas. Esses microrganismos promovem a fixação de nitrogênio na raiz das plantas, seu uso é recomendado na sombra para que ocorra melhor aderência.


São produtos baratos, oferecidos em forma líquida, gel, turfosos e até novas formulações. O inoculante em sua fórmula líquida pode ser aplicado via
semente e via sulco de semeadura; já o inoculante à base de turfa pode ser aplicado somente via semente. Para isso, o agricultor deve seguir
rigorosamente as orientações descritas pelos fabricantes na embalagem do produto. Também é fundamental que a inoculação das sementes seja feita seguindo todas as orientações técnicas do fabricante, para que seja alcançada a máxima aderência e distribuição uniforme do produto.

O uso de inoculantes resulta em uma considerável melhoria na resistência aos estresses ambientais e maior eficiência na absorção de água e de outros nutrientes.
Quase todo o nitrogênio consumido pela planta é fornecido a um baixíssimo custo por meio de uma prática ambientalmente correta que consequentemente resulta em
uma agricultura mais sustentável tanto econômica quanto ambientalmente.

O uso desses produtos podem promover o aumento da sua produção além de diminuir os gastos, reduzindo os danos ao meio ambiente e recuperando os solos que estavam com baixa fertilidade.
Invista na qualidade de sua lavoura!

Deixe uma resposta