O soja e seus benefícios

  • Post category:você sabia?

Você já dever ter ouvido falar que o Brasil é segundo maior produtor de soja do mundo. O alimento tem origem do oriente e é considerado uma leguminosa, parente da ervilha e do feijão.

Rico em aminoácidos e proteínas, o soja possuo Fosforo, Potássio, Ferro, Zinco, Cálcio e vitaminas B e E

Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substancia que se assemelham a hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, diabetes e até Alzheimer.

Apesar disso, há alguns fatores relacionados à soja que vez ou outra a torna uma vilã na alimentação. É o caso das pessoas que têm alergia ao alimento ou aquelas que abusam do consumo dos grãos geneticamente modificados.

O soja possui diversas variações, a mais famosa e cultivada é a amarela. Há outras versões que também são conhecidas e proporcionam benefícios para a saúde. São elas: Edamame e soja preta.

O soja é a mais completa fonte de proteína vegetal, sendo muito consumidas em dietas vegetarianas e de emagrecimentos, pois é ideal para substituir a carne. A soja e seus derivados trazem benefícios para saúde como:

1 – Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em isoflavonas.
2 – Reduzir o colesterol ruim, devido à presença de fibras e isoflavonas.
3 – Prevenir trombose e placas de ateroma, por ter ômega-3 e isoflavonas.
4 – Fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina.
5 – Aliviar os sintomas da menopausa, graças ao teor de vitaminas e minerais, principalmente o cálcio.
6 – Prevenir câncer de mama, próstata e cólon devido às isoflavonas.
7 – Manter a firmeza e elasticidade da pele, por estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico.
8 – Aumenta a imunidade: o soja é uma boa fonte de minerais como o Cálcio, Magnésio, Zinco, Potássio e Fósforo. O consumo de Soja aumente a imunidade do nosso corpo.
9 – Melhora a memória pois o soja contem lecitina que é bastante benéfica para a memória. Pois ela ajuda as células do celebro a serem mais eficientes.
10 – O soja é uma boa fonte de fibra dietética, portanto, tornando-se útil na digestão. Ela ajuda na prevenção de doenças e constipação.

Deixe uma resposta