Veja dicas para regular sua plantadeira e garantir uma boa semeadura de soja

Preparar bem a plantadeira antes de colocar no campo e seguir as recomendações das fabricantes pode garantir uma safra com alto potencial produtivo,
afirmam especialistas.
O plantio de soja é considerado um dos processos mais importantes da safra, influenciando diretamente na produtividade e nos lucros. Por isso, a manutenção e reparos com os maquinários são fundamentais.
Atualmente encontram-se disponíveis no mercado diversas plantadeiras e tanto as novas quanto as usadas precisam de cuidados antes de entrar em campo – e até depois.

Veja abaixo algumas dicas dos especialistas:

Discos de corte: precisam estar sempre bem afiados e sem amassados para garantir que a palha seja cortada corretamente e as sementes aplicadas no lugar correto.

Limpeza do dosador de adubo: um dos cuidados iniciais é não deixar adubo no reservatório de uma safra para outra. E claro, lavar bem os reservatórios e dosadores antes de guardar a plantadeira.

Calibragem do dosador de adubo: assim que a máquina for a campo verificar se todos os dosadores estão aplicando a mesma quantidade do insumo, que garantirá uniformidade nas plantas ao final.

Calibração da dose de sementes: além da limpeza dos discos, a recomendação é para que ao colocar as sementes o produtor coloque grafite ou talco junto para lubrificar estes insumos e
O tratamento de sementes faz com que elas fiquem com uma camada fina de pó, que por sua vez absorve a umidade do ar, gerando uma camada pegajosa sobre a semente.

Pontos de graxa: conhecidas como graxeiras, elas precisam receber lubrificação conforme indicação do manual do maquinário.
Cada plantadeira possui uma quantidade específica de pontos de graxa e uma periodicidade específica para ser seguida.

Calibragem de pneus: este foi um dos pontos mais comentado por todos os especialistas. Quase sempre esquecida esta importante calibragem pode simplesmente inutilizar todos os acertos anteriores e gerar um caos no campo.
Todos os acionamentos das plantadeiras mecânicas são regulados a partir do pneu bem calibrado. Se eles estiverem murchos, a dosagem de adubo e sementes é alterada.

Limpeza das correntes: todas as plantadeiras usam muitas correntes nas engrenagens, roletes etc. E também precisam de um cuidado especial. A falta de cuidados acaba desgastando rapidamente estes mecanismos. O ideal é a retirada de todas as correntes, lavagem, e armazenamento em óleo diesel até o próximo uso.

fonte

Deixe uma resposta